sexta-feira, 3 de julho de 2015

Maioridade Penal: Isso é bom ou ruim?

Tenho visto nos últimos dias muitos comentários de dos mais novos entendidos em politica, cultura e sociedade, posicionando-se a favor ou contra a redução da maioridade penal.
Alguns a entendem como a salvação, outros como condenação.
Coloco aqui a minha opinião de cidadã. Não sou cientista politica. Falo de como percebo as coisas.
O fato é que os valores na sociedade brasileira estão em frangalhos, e isso se reflete nas decisões politicas tomadas pelos nossos representantes.
Em tempos de "olho por olho, dente por dente", deixamos de pensar no direito coletivo. Quando defender apenas as minorias virou a tônica do momento, deixa-se de pensar na defesa da sociedade.
Em relação a maioridade penal, não me posiciono contra nem a favor. acredito que existam pontos positivos nas duas vertentes.
Não é o simples fato de reduzir a maioridade que fará reduzir a criminalidade no país. Em contrapartida, não punir pessoas conscientes de seus atos que cometeram crimes grotescos é um abuso contra a sociedade, afinal estamos todos vivendo em regime de prisão domiciliar, com medo de sair as ruas ou ter nossas casas invadidas.
Um adolescente que pode trabalhar (ainda que sobre regimes especiais), que pode eleger seus representantes, que pode fazer sexo, utilizar drogar licitas ou ilícitas (ainda que esses últimos sejam por lei proibidos) pode também assumir a responsabilidade pelos seus atos.
Tudo o que fazemos tem consequências. Para eles, tem sido diferente.
Vi ainda pessoas questionando que essa mudança seria aplicada apenas a "pobres e pretos". Discordo dessa visão.
Infelizmente, vivemos em um país que beneficia uns em detrimento de outros ainda que a nossa constituição diga que "todos são iguais". Pura falácea! diante da lei, do papel, talvez sim. Mas sabemos que as leis são aplicadas por pessoas e essas pessoas fazem a lei parecer diferente para uma classe ou outra. Talvez precisássemos primeiro tratar esse câncer.
Tentam passar às escolas e aos professores tarefas que são dos pais, educar seus filhos. A escola, cabe ensinar os conteúdos das disciplinas. Conceitos sobre a vida, o que é certo e errado, respeito a diferenças, respeito aos mais velhos e aos lideres são ensinamentos que eu, em minha infância, aprendi dentro de casa, e você?
Não poemos ser hipócritas e pensar que o estabelecimento de uma lei irá resolver todos os problemas do mundo.
Colocar adolescentes em uma prisão vai torná-los ainda pior? não sei. Mas acredito que uma vez cometido um crime por uma pessoa de qualquer idade, isso não deveria ser retirado de sua ficha criminal. deveria permanecer anotado lá. Talvez isso os fizesse pensar nas consequências futuras de seus atos.
E não venham me dizer que eles não são conscientes! Me poupem desse tipo de argumento.
Outra coisa que tenho ouvido muito diz respeito a "educar e não prender" como solução. Com sinceridade, alguém tem visto alguma ação real e efetiva em relação a educação? O que tenho visto é uma total desvalorização dos professores, desrespeito a categoria. Agressões sofridas pelos professores por esses a que devemos proteger.  E isso acontece tanto na rede pública quanto privada de ensino. Não adianta fechar os olhos e fingir não ver.
E nós, o que estamos fazendo individualmente para mudar esse parâmetro? o que você tem ensinado aos seus filhos, sobrinhos, netos? que tudo pode? Não pense que crianças são bobas. Elas entendem muito bem o que lhes é dito, Mas isso depende de haver coerência entre o que se fala e o que se faz.
Muitas pessoas não gostam da Bíblia, dizem ser um livro antiquado e sem sentido. o livro de Provérbios no Capitulo 22,  versículo 6, diz : "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso, não se devisará dele." Isso pra mim faz todo o sentido!
Aqueles que foram ensinados por seus pais no caminho correto, sobre o que é justo, sobre respeito, sobre sociedade, e que aprenderam o que lhes foi ensinado, não precisará se preocupar com a maioridade penal, seja ela qual for.

Nenhum comentário: